4.12.07

Baglione Criações | Colaboração para Upper Playground Magazine



Para este início de trabalho contei com a participação de outros membros da "Famiglia" ( Alexandre Cruz "Sesper" + Felipe Yung "Flip" + Herbert Baglione ).

Dividi o trabalho em 3 partes : Texto + Imagens + Vídeo e o resultado você pode conferir na íntegra agora.


William Baglione



G H O S T
T O W N


O prefeito de São Paulo Gilberto Kassab é o responsável pela lei “Cidade Limpa” que está em vigor desde o início do ano. Pela lei são proibidos os outdoors, painéis luminosos gigantes, telões eletrônicos, faixas, banners, propaganda em táxis, distribuição de panfletos na rua e também os graffitis espalhados pela cidade (equipes contratadas pela prefeitura saem às ruas repintando os muros graffitados).

No ano de 2005 a publicidade em mídia exterior movimentou U$ 100 milhões com um exército de 20.000 pessoas empregadas. A cidade foi usada até o seu limite das mais diversas formas sem critérios e por isso estava desconfigurada pela poluição visual. Tirando a “máscara publicitária” é possível observar em muitos pontos uma nova cidade com sua potente e valiosa arquitetura e na contramão aparecem mais espaços disponíveis para a prática do vandalismo: graffiti e pixação.

Do ponto de vista do prefeito a cidade ganha a oportunidade de se reinventar e eu confesso que sua ousadia trouxe bons resultados principalmente por não distinguir o pequeno comerciante das grandes corporações. Marcas reconhecidas pelo forte impacto visual e pela fortuna que investem em merchandising como, por exemplo, Mcdonald’s, Coca Cola, Citi Bank, Starbucks, etc. tiveram que se adequar a nova Lei.

Saímos às ruas do centro da cidade para registrar parte do resultado negativo da Lei 11 meses após seu início e flagramos uma cidade refém de uma Lei que não consegue punir e orientar com a mesma eficiência. Passamos por ruas repletas de lojas sem nenhuma indicação de que tipo de comércio funciona ali. Neste momento apenas os locais reconhecem os pontos comerciais da cidade pela simples razão do hábito.

Os registros que fizemos foram tirados em dia de feriado nacional para observar a cidade mais de perto e provar da doce sensação do vandalismo.

O graffiti tem origem na ilegalidade e tem a característica do efêmero assim como a Pixação paulista que é única na forma e na poesia. Este é o patrimônio cultural desses artistas mesmo sabendo que o tempo irá apagar suas marcas. O desafio que se instala na cidade é a Lei x Vandalismo. Enquanto o graffiti até pouco tempo atrás era reservado aos muros e trens, hoje em dia ele está também em topos de prédios disputando espaço com a pixação.

A fonte inspiradora do prefeito é a cidade espanhola de Barcelona, mas vale lembrar que dentro de São Paulo cabem vários países Europeus.









BAGLIONE TV

Flavio Samelo | UNERJ Apresenta Moda | Jaraguá do Sul



Santa Catarina ganha 20 novos profissionais de Moda, que acabam de seformar na faculdade. Para comemorar a conquista e mostrar seustrabalhos ao mercado, os formandos do curso de Bacharelado em Moda da UNERJ realizam um grande evento do dia 11 de dezembro, às 19h, em Jaraguá do Sul.
Um evento plural repleto de atrações como desfiles, fotografias de moda, ilustrações, pesquisas teóricas, planos de marketing, estratégias de comercialização, criações gráficas, desenvolvimento de coleções, entre outros, poderá ser visto pelo público. O local escolhido foi o antigo Casarão da Família Grubba. Uma construção centenária, desativada há alguns anos, que emprestará seu charme e estilo ao evento de moda.
Além de apresentar os novos talentos, o evento Unerj Apresenta Moda traz também profissionais experientes. Amir Slama, estilista brasileiro conhecido internacionalmente pelo seu trabalho em moda praia e criador da marca Rosa Chá, e Flávio Samello, fotógrafo e ilustrador, com trabalhos publicados em revistas nacionais como: Rolling Stone, Bravo e Revista MTV, e internacionais como: Lodown, Alemã e Adbusters, do Canadá, autor do livro "Skate Arte" e designer de um dos modelos de tênis da Nike Brasil virão à Jaraguá do Sul especialmente para dividir suas vivências com o público local. Eles participarão do Painel "Os Talentos da Moda". A cada estação surgem diversos "novos talentos" na moda. Pessoas que ganham notoriedade rapidamente e ficam no centro das atenções, percebidospela mídia como criativos e inovadores. Após algumas coleções é possível perceber que alguns desses novos talentos tiveram sucesso efêmero e outros conseguiram construir uma carreira sólida e permanecem no mundo da moda. O que os diferencia? Que atitudes e características fazem com que uns tenham carreira tão fugaz e outros permanente? Qual o peso do conhecimento e da criatividade nessa equação? As respostas poderão ser conferidas com os Amir Slama e Flávio Samello.
UNERJ Apresenta Moda Data: 11 de Dezembro
Local: Casarão da Família Grubba
Rua Epitácio Pessoa, 1228
Horário: 19h às 22h00
Entrada franca

2.12.07

Serigrafia , Xilogravura e Gravura em Metal | Até o dia 20/Janeiro na Plastik

Serigrafia Felipe Yung "Flip"

Xilogravura André Monteiro "Pato"

Gravura em Metal Thais Beltrame




Esta é uma grande oportunidade de adquirir trabalhos de artistas contemporâneos que pela primeira vez juntos realizam uma exposição em São Paulo.

A exposição "Made In China" conta com exposição e venda de trabalhos originais e também apresenta ao público 3 tipos de reprodução com tiragem limitadíssima da Gravura em Metal da artista Thais Beltrame (Edição de 25 assinadas e numeradas pela artista) Xilogravura de André Monteiro "Pato" (Edição de 25 assinadas e numeradas pelo artista) + Serigrafia primorosa de Felipe Yung "Flip" (Edição de 100 assinadas e numeradas pelo artista) ainda podem ser encontrados na Loja/Galeria Plastik em exposição até 20 de Janeiro de 2008.

Para maiores esclarecimentos e pedido escrever para William Baglione wbaglione@gmail.com